dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     01/05/2024            
 
 
    

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/Veronica_Massena_Reis_ARTIGOS_2016101912553.jpg

Em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial, uma jovem de 20 anos é tirada do convívio familar. Após o falecimento dos avós, reencontra-se com a família na Bavária, Alemanha Ocidental, e lá recebe a notícia de que sua mãe, Margarethe Kubelka, havia morrido num campo de concentração em Praga. Nesse cenário, é convencida pelo pai, o químico Paul Kubelka, a cursar a Universidade de Munique. Em 1951, forma-se em agronomia e imigra para o Brasil.

Em nosso país, os caminhos a conduzem a especializar-se em microbiologia do solo no antigo Instituto de Ecologia e Experimentação Agrícolas (IEEA), na Rodovia Rio-São Paulo, próximo à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e muito longe dos centros urbanos.

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/Johanna_Dobereiner_DENTRO_20161019121310.jpg

Nessa recém-formada comunidade científica, a jovem tornou-se a "cientista Johanna Döbereiner", e suas observações e estudos transformaram, e transformam até hoje, a agricultura brasileira.

Em sua trajetória profissional, a cientista e seus colegas descreveram mais de nove novas espécies de bactérias diazotróficas, fato inédito para o Brasil na área agrícola. Mais que isso, as pesquisas de Johanna sobre a Fixação Biológica de Nitrogênio se tornaram sucesso mundial.

Idealismo, inteligência, dedicação e perseverança, simplicidade e amor à causa que abraçou fizeram com que Johanna conseguisse, com seus discípulos, desenvolver um vigoroso grupo de pesquisa e transformá-lo em referência mundial já na atual Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ).

Trabalhos dos quais a pesquisadora participou efetivamente permitiram eliminar o uso de adubo nitrogenado nas plantações de soja no nosso país. Sua especialidade foi levar estudos bem-sucedidos sobre soja para os cereais e gramíneas energéticas, como a cana-de-açúcar. Hoje o Brasil se beneficia dessas bactérias que são inoculadas nas sementes a custo baixíssimo, para colonizar as raízes e, a partir da interação com a planta, reduzem o nitrogênio atmosférico e o entregam para a planta. E, para ficarmos na soja: se consideramos a área plantada no Brasil, a economia proporcionada pela não utilização de adubos nitrogenados fica em torno de 10 bilhões de dólares por ano. E, nesta conta, não consideramos a redução dos gases de efeito estufa, por exemplo.

Nascida em 1924, na Checoslováquia, Johanna faleceu em 5 de outubro de 2000. Até seus últimos dias, permaneceu trabalhando no Laboratório de Gramíneas da Embrapa Agrobiologia, no prédio que hoje leva seu nome.

Johanna Döbereiner é um exemplo para todos nós. Uma pioneira, que instalou-se em uma pequena cidade na periferia do Rio de Janeiro, longe de suas raízes. Com coragem e determinação, criou uma rede internacional de pesquisa que estuda o segundo processo biológico de maior importância para a vida na terra, a Fixação Biológica de Nitrogênio (o primeiro é a fotossíntese). E mudou a ciência e a agricultura.

Johanna adotou nosso país como pátria para felicidade de sua família e nossa, por termos com ela convivido. Recebeu em vida homenagens e o reconhecimento internacional por seu esforço e sucesso em formar cientistas, produzir conhecimento original e ajudar a transformar a realidade para melhor.

O mundo mudou, está mais consciente da importância da sustentabilidade. Johanna sabia disso há décadas. Afinal, era uma brasileira à frente de seu tempo. Em 2016, ela é a homenageada da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
José de Paula Oliveira
22/10/2016 - 12:05
Renomada cientista e excelente pessoa humana agradeço a ela e toda sua equipe por ter me recebido em seu laboratório e pelos ensinamentos transmitidos. Parabéns Dra. Verônica pela excelente matéria e por manter viva a memória de Dra. Johanna.

Luiz Fernando Aarão Marques
24/10/2016 - 16:04
É confortante constatar a homenagem a tão importante cientista que se antecipou à ecologia e desvendou a fixação de N nas raízes de leguminosas em nosso país tropical.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Rizóbio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada